REFORMA DE APARTAMENTO EM COPACABANA (CORTE DE CANTAGALO) - PLANTA INICIAL



PARTE INTERNA DO PRÉDIO



PLANTA BAIXA - LEVANTAMENTO

As próximas postagens serão sobre a união de dois apartamentos em um prédio cilíndrico no Corte de Cantagalo em Copacabana. Na verdade este edifício é uma das duas torres cilíndricas que ficaram prontas em 1972 e que formam o conjunto do famoso Edifício Gemini com 20 andares.

Os clientes são um casal e dois filhos que tiveram a oportunidade de comprar o apartamento anexo ao que já possuíam, expandir os espaços existentes e criar outras funções para alguns ambientes.

Esta obra foi executada em 2012 e só agora estou tendo oportunidade de compartilhar no blog. Serão cerca de 12 postagens que serão inseridas no blog 2 vezes por semana.
Decidi postar este apartamento para mostrar a importância de um projeto. Com ele, o desperdício de tempo e materiais em uma obra tem uma redução significativa e ainda evita e/ou cria soluções para surpresas sempre encontradas em reformas quando as paredes são colocadas abaixo. Imaginem um edifício com este formato tão peculiar sem um projeto para fornecer as diretrizes da obra. Ela certamente não seria bem sucedida.

O levantamento foi demorado, pois praticamente não existiam paredes paralelas e perpendiculares devido ao fato da planta de cada apartamento ter um formato semelhante à uma fatia de pizza.

O casal decidiu fazer várias modificações de funções nos ambientes do novo apartamento que estava muito desgastado e deveria sofrer muitas interferências.

Do apartamento que moravam, mantiveram a suíte deles, o quarto dos filhos e o local onde estava a cozinha com a área de serviço passaram a ter só a função de área de serviço. O banheiro social passou a servir aos dois filhos, pois no novo apartamento haveria um novo para as visitas.

No apartamento adquirido o programa de necessidades solicitado foi: um banheiro/ lavabo, uma ampla sala, uma cozinha, uma sala de jantar, um quarto de hóspedes com banheiro e um quarto de brincadeiras para os filhos.




BANHEIRO DE EMPREGADA DO APARTAMENTO ADQUIRIDO

 COZINHA DO APARTAMENTO ADQUIRIDO

 ÁREA DE SERVIÇO DO APARTAMENTO ADQUIRIDO

 BANHEIRO SOCIAL DO APARTAMENTO ADQUIRIDO

CIRCULAÇÃO DO APARTAMENTO ADQUIRIDO

QUARTO DE EMPREGADA DO APARTAMENTO ADQUIRIDO

 ENTRADA DA COZINHA DO APARTAMENTO ADQUIRIDO

 QUARTO AO LADO DA SALA DO APARTAMENTO ADQUIRIDO

 HALL DE ENTRADA SOCIAL

SALA DO APARTAMENTO ADQUIRIDO

 SALA DO APARTAMENTO QUE OS CLIENTES MORAVAM

BANHEIRO SOCIAL DO APARTAMENTO QUE OS CLIENTES MORAVAM

Comentários

Unknown disse…
Olá, você pode me informar onde ficam as colunas desse apartamento? Fiquei muito curioso por esse formato completamente diferente! Você fez um trabalho maravilhoso!
Olá Walter, os pilares deste apartamento ficam ao longo de algumas paredes mais grossas do apartamento. Na planta demolir X Construir você pode ver uma hachura que é a marcação da localização dos pilares. Muito obrigada pelo elogio.